O mês de Maio é um mês muito especial para a Umbanda.
Uma grande parte das casas, das mais variadas vertentes, realizam dentro deste mês as festas em agradecimentos a um dos mais carismáticos e amados esteriótipos culturais de nossa Umbanda: os pretos-velhos.
Dentro desta ramificação cultural, encontramos espíritos em estágio de evolução avançado. Já compreenderam e praticam a servidão pautada em amor puro. Dentro do seu arquétipo carregam a idéia do sábio africano, considerando que nas tribos os mais velhos são considerados mais sábios.
Um dos seus grandes trabalhos dentro da Umbanda é o de orientação. Orienta irmãos encarnados e desencarnados. No campo espiritual facilmente trabalham no encaminhamento de irmãos perdidos e sofredores, orientando e transmitindo paz.
Comumente nos terreiros se apresentam com seus "pitos" que são cachimbos com misturas de fumos. Através da fumaça produzida pelos fumos, fazem a limpeza do perespírito do encarnado quebrando energias negativas e desmanchando maiasmas e o ovóides.
Ainda através deste recurso, desligam energias negativas.
Na base da conversa e do amor, são conhecidos nos terreiros como "psicólogos dos pobres". Com linguajar simples e manso, eles vão orientando. No passado, foram discriminados em trabalhos mediúnicos justamente por esta característica, pois achavam que se tratava de espíritos ignorantes e atrasados.
Encontramos na Umbanda Pretos-Velhos que estão acomodados na base energética de diversos Orixás, porém devido ao seu trabalho para evolução e orientação é muito comum estarem na base de Omulu/Obaluaê.
Já nas bebidas, descarregam seus médiuns utilizando-se do café (alguns sem açucar , outros com), com vinho, com água e o melaço, uma mistura de pinga com mel.
Ainda dentro do conceito de Preto-Velho encontramos os mandingueiros, que são espíritos que entendem de magia e trabalham para a desconstrução de trabalhos negativos.
Os nomes simples escolhidos para as falanges de trabalho dos Pretos e Pretas Velhas carregam as qualidades de Vô, Vó, Pai, Mãe, Tia, para trazer proximidade e demonstrar seu tempo avançado de evolução.
A data escolhida como dia para homenagem aos Pretos-Velhos é o dia 13 de Maio quando, no Brasil, comemoramos a Abolição da Escravatura.
É bom que se saiba que, mesmo com a Abolição assinada nesta data, os negros que estava no Brasil ainda sofreram muito sem empregos, com falta de oportunidades, miséria e falta de dinheiro.
Que nossos irmãos alocados em sua missão caritativa nas características e possibilidade energética dos Pretos-Velhos possam sempre nos auxiliar em nossa caminhada!!!
Que sua humildade, sabedoria e amor possam sempre nos ensinar!
Adorei as almas!
Na TUALUZ realizaremos no dia 19 de Maio uma festa em agradecimento aos Pretos e Pretas Velhas a partir das 18h.
Todos estão convidados!!!!