top of page

O que é do terreiro fica no terreiro

Olá!

Minha saudação a todos os que acompanham nossa página e os desejos que as benção de Deus, dos Orixás e dos Guias de Luz estejam sempre com todos vocês!

Neste breve texto desejo abordar sobre uma questão importantíssimo para os adeptos trabalhadores das giras de Umbanda: o sigilo.

Primeiramente, o que significa isto? Vamos lá...

 

sigilo

substantivo masculino

1. o que permanece escondido da vista ou do conhecimento; segredo.

2. coisa ou fato que não se pode revelar ou divulgar; segredo.

3. assunto que se compartilha com poucas pessoas; segredo.

4. discrição no dizer algo; silêncio, segredo.

"pediu s. quanto à nossa conversa"

5. ant. sinete de selar; marca, selo, carimbo.

 

Muitas pessoas procuram os terreiros em momentos de dor e dificuldades. Em nossos terreiros, dentro das conversas com os guias, buscam orientações para melhora de sua energia. Desabafam e, em muitos casos, expõem suas vidas durante aquela conversa com o Guia.

Cabe ao praticante da religião que acompanha, ouve e tem a consciência do que está sendo trabalho, manter todas essas informações sob sigilo completo.

Assim como os padres católicos, que tem isso em seu juramento sacerdotal, não se deve sair comentando nem com os irmãos de gira e muito menos com assistência ou externos os assuntos comentados e os problemas relatados.

Isso também se aplica profundamente sobre tudo que acontece dentro de uma gira. Quem e como incorporou. O que fez ou deixou de fazer. Como o guia X ou Y atuou.

Não se deve ficar, em conversas particulares, comentando do que aconteceu ou deixou de acontecer. Emitindo, pedindo e discutindo opiniões e achismos sobre o que o guia X ou Y falou, fez, pediu ou realizou.

Claro que recados coletivos devem ser transmitidos como Mensagem a Todos.

Aconteceu algo na gira que você não entendeu? Não sabe este ou aquele fundamento? Gostaria de entender melhor o trabalho de algum guia?

Fale com seu(sua) DIRIGENTE. Ele(a) é a pessoa para qual você deve passar suas dúvidas, aflições ou necessidades sobre qualquer coisa que aconteceu.

Mais ninguém!

Os achismos individuais sem orientação do(a) dirigente criam barreiras e dificuldades porque criam grupos de auto-afirmação que no fundo são destrutivos para o coletivo.

As dúvidas também podem ser trabalhadas nos dias de desenvolvimento, se sua casa tiver este dia determinado.

Quem faltou à gira ou a uma atividade não precisa saber o que aconteceu, a não ser, que sejam recados, mensagens e avisos ao coletivo ou exclusivas e diretas a ele(a).

O resultado comum deste tipo de ação é a fofoca.

Se isso chegar em você, feche o ouvido e encerre o assunto.

É o melhor a se fazer!

Os assuntos do terreiro devem ficar no terreiro e guardados em seu coração.

bottom of page