Na tarde último sábado, dia 17/03, participamos ativamente do 1o. Fórum Regional de Lideranças das Religiões de Matriz Afro que aconteceu no plenário da Câmara Municipal na cidade de Indaiatuba.
Foram momentos de bastante aproveitamento por parte de todos os presentes que puderam escutar as preocupações e opiniões das lideranças presentes.
Dr. Hédio Silva Jr. iniciou os trabalhos da tarde falando sobre as ações e lutas movidas na justiça pelas dificuldades perante a intolerância que o povo tradicional de terreiro sofre. Várias perseguições foram relatadas e também, muitas vezes, a dificuldade perante a lei devido a própria desunião do povo.
Os irmãos presentes tiveram falas durante o evento podendo colocar sobre suas formas de pensar e também colocar suas opiniões e ideias para os temas apresentados.
Ficou bastante claro que a principal dificuldade, apontada por quase todos os irmãos que falaram, é quanto a falta de aceitação dos próprios adeptos das religiões quanto às tentativas de junção para diálogo, além da dificuldade tremenda em que os adeptos se importem com as questões administrativas e de fortalecimento da nossa religião.
Ficou claro no contexto qual as opiniões foram expressas que necessitamos urgentemente aumentar nosso grau de aceitação e ligação aos irmãos.
Ainda dentro deste assunto, poucas foram as propostas reais de ações para melhoria deste quesito. Porém, se falou sobre a necessidade fortalecimento e de um trabalho verdadeiro das Federações, mais acesso a informação e a oficialização dos terreiros.
Para com a sociedade, foram colocadas propostas de criação de mais serviços para a comunidade, sendo esta feita de maneira conjunta, como por exemplo um hospital de atendimento público umbandista.
A questão sobre projetos ligados a terreiros também foi lembrado. Se falou bastante sobre a possibilidade de instituições ou pessoas físicas ligadas a projetos culturais, sociais e de educação conseguirem verbas para projetos do gênero.
Dr. Basílio falou muito sobre a necessidade de que nossos sacerdotes e dirigentes saibam seus direitos reais e tudo aquilo que envolve sobre tais direitos. Como, por exemplo, a lei que garante que um ministro religioso possa adentrar em hospitais para fornecer apoio para seus adeptos a qualquer hora do dia ou noite, exceto em casos de UTI.
Lideranças presentes no fórum: Pai Leandro Barbieri (ACOUCAI), Dr. Hédio Silva Jr, Dr. Basílio, Pai Walter (FIUTICAB), Pai Varela (SOUESP), Pai Guimarães (ABRATU), Pai Ortiz (Carta Magna da Umbanda), Pai Tadeu (Casa do Flecheiro), Pai Evandro (Confraria dos Pretos Velhos), Pai Sedinei (AMAS), Tatá Oluandeji (SARAVAXÉ), Marli Ajoie Ogunlade (PMB), Sílvia Correa (Programa Mulheres), Egbome Vanessa (Revista Tribuna Afro Brasileira), Babá Valentin (TV Mojuba), Babá Hugo Costa (Programa Axé Indaya).
Além da TUALUZ, tivemos irmãos e dirigentes de outras casas presentes: Pai Anderson (ICUEJC), Pai Cristiano (CUPOZC), Dárcio Romanelli (Karandache), Mãe Kátia (TU Vó Catarina), Mãe Kharen (TUMCA), Pai Lenon (TUOM), Pai Wagner (TUPACA).
Durante o evento, houve presença de pessoas de mais de 10 cidades diferentes. Esperamos que mais encontros como estes possam acontecer para que se possa, de maneira respeitosa, discutirmos sobre itens e necessidades de nossa religião.